Nos dias 10 e 11 de maio, a Universidade de Harvard (EUA) sediou a 13ª Reunião Anual da AL CAPONE, a Rede de Crime e Política da América Latina. O evento abordou diversos temas relacionados ao crime e às políticas públicas na região, e foi organizado pelo Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos (DRCLAS) em parceria com a AL CAPONE, uma rede da Associação Econômica da América Latina e Caribe (LACEA). 

No segundo dia, Joana Monteiro, coordenadora do FGV Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública (FGV CCAS) e professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (FGV EBAPE), apresentou a pesquisa "Motorizados e Mais Motivados? Patrulhas Militarizadas e o Crime no Ceará, Brasil", destacando os impactos das patrulhas militarizadas no combate ao crime no estado. 

Entre os outros tópicos em destaque estiveram a máfia, prevenção ao crime juvenil, choques econômicos e crimes, drogas, comportamento policial e justiça criminal na América Latina e Caribe (LAC). A seleção de artigos foi realizada por um comitê científico composto por renomados acadêmicos, incluindo Rafael Di Tella (Harvard), Natalia Garbiras-Díaz (Harvard), Marcela Meléndez (Banco Mundial), Ernesto Schargrodsky (CAF e UTDT), Rodrigo Soares (INSPER), Maria Micaela Sviatschi (Princeton), Santiago Tobón (EAFIT) e Juan Vargas (Universidade de Turim e Diretor da Rede AL CAPONE). 

A conferência contou com a presença de Crystal Yang, da Harvard Law School, como oradora principal. O evento foi gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.