Prevenção ao crime e à violência

Para garantir a prevenção do crime e da violência, deve-se identificar e atuar sobre os fatores de risco que aumentam a possibilidade das pessoas cometerem ou sofrerem atos violentos. Entre eles, estão condições de vulnerabilidade, venda e consumo de álcool e outras drogas.

O CCAS buscar oferecer:

(i) desenho de ações de prevenção baseado na melhora do espaço urbano;
(ii) desenho de programas de prevenção à violência com foco em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social;
(iii) avaliação de estratégias de prevenção à violência.

Últimos projetos

Programa Na Moral

Objetivo: Formular, implementar e avaliar programa que utiliza técnicas de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para promover mudanças na forma de pensar, sentir e se comportar dos jovens, visando desenvolver suas habilidades de comunicação, gerenciamento de emoções, assertividade, construção de autoestima e resistência à pressão dos pares.

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME).

Financiadores: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Ementa Parlamentar da Deputada Federal Tabata Amaral e FGV Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado.

 

Programa Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP) — Seu Rio, Sua Rua

Objetivo: Cocriar com a Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro um programa de redução às oportunidades para o crime, por meio de ações de requalificação do espaço urbano e de práticas de patrulhamento preventivo em pontos quentes de crimes de rua. O trabalho do CCAS inclui também o apoio à implementação, monitoramento e avaliação de impacto do programa.

Parceiros: Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro (Seop).

Financiadores: Doações privadas.