Notícia

FGV CCAS participa do Workshop Internacional de Perdas Não-Técnicas da ANEEL

Na última quinta-feira (4), Joana Monteiro, coordenadora do Centro de Ciência Aplicada em Segurança Pública da FGV (FGV CCAS), participou do Workshop Internacional

Na última quinta-feira (4), Joana Monteiro, coordenadora do Centro de Ciência Aplicada em Segurança Pública da FGV (FGV CCAS), participou do Workshop Internacional de Perdas Não-Técnicas organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília. O evento teve como objetivo promover soluções sustentáveis para a redução de ligações clandestinas e fraudes em medidores de energia e foi transmitido ao vivo através do YouTube.

Durante sua fala, Joana falou sobre a capacidade de grupos criminosos armados de gerir firmas altamente lucrativas e discutiu estratégias para melhorar a segurança pública. Por último, a pesquisadora fez recomendações específicas para o setor elétrico, incluindo a necessidade de melhor medição do problema, maior compreensão das atuações criminosas e melhorias na investigação de furtos de energia.

O workshop contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, incluindo o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, e outros diretores e especialistas do setor. Durante o evento, Sandoval Feitosa apresentou números alarmantes sobre as perdas não-técnicas no Brasil, que resultam em um prejuízo anual de aproximadamente R$ 10 bilhões. 

Ricardo Tili e Agnes da Costa, diretores da ANEEL, enfatizaram a importância da troca de experiências e da busca por inspiração em práticas internacionais bem-sucedidas. Camila Bomfim, superintendente de Gestão Tarifária e Regulação Econômica da ANEEL, também participou do evento, contribuindo com discussões sobre a regulação como instrumento essencial para mitigar perdas comerciais.

Os pontos discutidos no workshop servirão de subsídio para a revisão do Submódulo 2.6 do PRORET - Perdas de Energia e Receitas Irrecuperáveis, parte da Agenda Regulatória da ANEEL. Para assistir a gravação completa do evento, basta acessar o canal oficial da ANEEL no YouTube.