FGV CCAS participa do 18° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Nos dias 13, 14 e 15 de agosto, o Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública da Fundação Getulio Vargas (FGV CCAS) participou do 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife.
Nos dias 13, 14 e 15 de agosto, o Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública da Fundação Getulio Vargas (FGV CCAS) participou do 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife. O evento reuniu especialistas, acadêmicos, profissionais de segurança pública e autoridades para debater desafios e soluções para a segurança pública no Brasil. Entre esses, estava Joana Monteiro, professora da FGV EBAPE e coordenadora do FGV CCAS, que contribuiu em dois painéis ao longo do encontro.
No dia 14 de agosto, Joana Monteiro liderou o painel intitulado "Enfrentamento ao Crime Organizado", que discutiu estratégias para combater o crime organizado no país. Participaram desse painel o professor Rodrigo Chagas (UFRR/PPGSOF), a delegada Daniela Santos (PCPA/SEGUP-PA), Ricardo Andrade Saadi, diretor de investigação e combate ao crime organizado da Polícia Federal, e Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP.
No dia 15 de agosto, Joana Monteiro foi uma das palestrantes no painel "Segurança Pública Baseada em Evidências", que destacou a importância de utilizar dados concretos e pesquisas para embasar políticas de segurança. Também participaram deste painel Claudio Todisco, Major e chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SSP-PR), Jonas Sobral Moreno, Tenente-Coronel e coordenador de Análise Criminal da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), e Maria Eduarda Couto, diretora da organização CIVITAS no Rio de Janeiro.
Além desses, o encontro abrangeu uma variedade de temas importantes, como o mapeamento do crime organizado, a fiscalização de armas e munições, violências de gênero, o uso de câmeras corporais por policiais, violência contra crianças e adolescentes, e os desafios específicos de segurança nas regiões amazônica e nordeste do Brasil; e contou com a presença de representantes públicos, incluindo o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarubbo.
O Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública acontece anualmente, reunindo profissionais da área de segurança e justiça, gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e representantes de organizações da sociedade civil. Nesse ano, a instituição celebra seus 18 anos, com mais de 200 iniciativas de pesquisa e apoio na construção de políticas públicas. Para mais detalhes, visite o site do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.