Notícia

FGV CCAS participa de Conferência sobre Crime Organizado e Violência na América Latina e Caribe

No dia 9 de maio, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aconteceu o primeiro workshop sobre Crime Organizado e Violência na América Latina e Caribe, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Banco Mund

No dia 9 de maio, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aconteceu o primeiro workshop sobre Crime Organizado e Violência na América Latina e Caribe, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Banco Mundial e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).  

O evento reuniu especialistas de diversas áreas para discutir a magnitude e as consequências do crime organizado nos países latino-americanos-caribenhos. A programação inclui quatro mesas redondas durante todo o dia, começando com uma sessão de abertura às 9h, liderada por Sol Carbonell (Harvard) e William Maloney (Banco Mundial). 

Durante a manhã, Joana Monteiro, coordenadora do FGV Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública (FGV CCAS) e professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (FGV EBAPE), participou da primeira mesa redonda, onde discutiu as principais economias ilícitas e como estas se relacionam com a violência na região. Além da professora, Claudia López, ex-Alcaldesa de Bogotá e ex-Senadora de Colombia, e Juan Fernando Vargas, da Universidade de Turim, também abordaram as causas e efeitos do crime organizado. 

Posteriormente, durante a tarde, o evento focou na resposta governamental com palestras de Daniel Ortega, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), e Lucia Dammert, da Universidade de Santiago de Chile, seguidas por uma sessão de conclusões moderada por Juan Fernando Vargas, da Universidade de Turim.  

O workshop seguiu a Regra de Chatham House, a confidencialidade das discussões, permitindo uma troca de ideias aberta e franca entre os participantes.