As primeiras semanas de 2024 foram marcadas por debates e questionamentos sobre o futuro próximo da segurança pública no Brasil. Entre essas conversas, a professora de economia e coordenadora do Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública da Fundação Getulio Vargas (FGV CCAS), Joana Monteiro, concedeu diversas entrevistas no que diz respeito ao uso de evidências na área e a priorização de ações.
Um dos temas centrais dessas discussões foi a adoção de câmeras corporais nos uniformes policiais. Em 2022, foram divulgados os resultados do estudo de avaliação do uso das câmeras corporais pela Polícia Militar de São Paulo. O experimento foi realizado em parceria com o FGV CCAS e a Universidade de São Paulo (USP), sob financiamento do International Poverty Action (IPA).
Com a mudança de governo em São Paulo, houve uma grande atenção sobre a permanência da política pública no estado. A discussão ainda repercutiu nacionalmente, chegando a prever o uso obrigatório das câmeras em todo estado brasileiro. Sobre o assunto, Joana Monteiro prestou entrevista ao Jornal Nacional acerca dos pontos positivos da política.
Além disso, os noticiários focaram também na mudança do governo federal e os próximos passos da segurança pública brasileira. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Joana ressaltou a importância de uma direção clara e prioridades bem definidas por parte do governo para orientar aos Estados as políticas necessárias na área.
O tema ainda foi abordado na série especial do Globo, Os gargalos da Segurança Pública no Brasil, dos jornalistas Rafael Soares e Aline Ribeiro. A edição visa publicar um diagnóstico dos principais problemas da área e o papel governo federal na liderança de iniciativas. Entre os especialistas convidados, esteve Joana Monteiro que prestou entrevistas sobre o uso de evidências científicas para tomadas de decisões na segurança e a fomentação de uma política de controle de letalidade liderada pelo governo federal.
Em tempo, ainda se discutiu sobre o controle e combate ao crime organizado no Brasil. No dia 21, Joana Monteiro participou do WW Edição de domingo da CNN Brasil, apresentado pelo jornalista William Waack, em companhia do professor e associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, e do ex Secretário Nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva. O debate teve como foco a importância do papel investigativo e da vontade política para enfrentar o problema em questão.